PUBLICIDADE

Mercados dos EUA apresentam desempenho misto após divulgação de dados inflacionários

Operadores na bolsa de Nova York em 09/02/2026  • REUTERS/Brendan McDermid

Os principais índices da bolsa de valores de Nova York apresentam movimentação divergente e sem grandes oscilações nesta sexta-feira, 13. O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou um relatório que indica um aumento de 0,2% no Índice de Preços ao Consumidor em janeiro, após uma alta de 0,3% em dezembro. Analistas consultados pela Reuters projetavam um aumento de 0,3%.

No comparativo anual, os preços ao consumidor nos EUA subiram 2,4%, uma desaceleração em relação à alta de 2,7% observada em dezembro. Esses dados sobre a inflação elevaram as expectativas do mercado em relação a um possível corte nas taxas de juros por parte do Federal Reserve, banco central norte-americano.

A divulgação dessas informações ocorre dois dias após o relatório de empregos de janeiro, que indicou um aumento significativo na criação de postos de trabalho, com a taxa de desemprego caindo para 4,3%, frente a 4,4% em dezembro. Os analistas esperavam que essa taxa permanecesse inalterada.

O mercado de trabalho dos EUA gerou 130.000 novas vagas fora do setor agrícola no último mês, quase o dobro do que os analistas previam, após uma revisão para baixo dos 48.000 postos criados em dezembro. Economistas antecipavam a criação de 70.000 novas vagas, o que desencadeou uma diminuição nas expectativas em relação a cortes nas taxas de juros pelo Fed.

Por volta das 12h55, horário de Brasília, o índice Dow Jones apresentava alta de 0,20%, alcançando 49.549 pontos. O S&P 500 subia 0,07%, a 6.837 pontos, enquanto o Nasdaq registrava uma leve queda de 0,03%, a 22.590 pontos.

Entre os destaques do mercado, o setor de tecnologia continua em foco devido a preocupações relacionadas à inteligência artificial. Empresas como Amazon, Google, Meta e Microsoft planejam um investimento conjunto em torno de US$ 650 bilhões com o objetivo de se destacarem nesse campo.

Na sessão anterior, os índices norte-americanos fecharam em baixa, impulsionados por perdas no setor tecnológico, com todas as chamadas ‘Sete Magníficas’ encerrando o dia no negativo. Na manhã de hoje, ações de importantes empresas apresentavam quedas: Apple -0,85%, Amazon -0,70%, Meta -0,66% e Tesla -0,93%. A Nvidia registrava uma queda superior a 2%, enquanto Microsoft e Alphabet recuavam 0,17% e mais de 0,90%, respectivamente.

Por outro lado, as ações da Applied Materials subiram mais de 11% após a empresa de equipamentos para fabricação de chips anunciar previsões de receita e lucro que superam as expectativas do mercado. As concorrentes Lam Research e KLA também experimentaram altas de mais de 3% e 1%, respectivamente.

No setor de redes, a Arista Networks viu suas ações subirem mais de 5% após prever uma receita anual que ultrapassa as expectativas.

Em um contexto comercial, os EUA e Taiwan firmaram um acordo que estabelece uma taxa de 15% sobre as importações de Taiwan, além de comprometer-se a eliminar ou reduzir tarifas para quase todos os produtos americanos. O presidente dos EUA, Donald Trump, está considerando a redução de tarifas sobre produtos de aço e alumínio, conforme reportado pelo Financial Times.

No cenário político, o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA pode enfrentar uma paralisação a partir de sábado, 14, em meio a pressões por mudanças nas condutas do ICE.

Leia mais

PUBLICIDADE