
Um levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados indica que 73% da população brasileira apoia a extinção da escala de trabalho 6×1, desde que não haja diminuição nos salários. A pesquisa foi conduzida entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, abrangendo todas as 27 unidades federativas e entrevistando 2.021 pessoas com 16 anos ou mais.
Conhecimento sobre a proposta
Conforme os dados do estudo, 62% dos entrevistados afirmam estar cientes do debate que ocorre no governo federal e no Congresso Nacional sobre essa proposta. Dentre esses, 12% afirmam ter um conhecimento aprofundado sobre o tema, enquanto 50% têm uma compreensão parcial.
Impacto da redução salarial no apoio à proposta
Quando a questão da redução salarial é levantada, o apoio à proposta diminui consideravelmente: apenas 28% apoiariam o fim da escala 6×1 nesse contexto. Em contrapartida, 40% afirmam que apoiariam a mudança, desde que os salários se mantivessem inalterados.
Opiniões sobre folgas semanais
Adicionalmente, 84% dos participantes da pesquisa acreditam que os trabalhadores devem ter, no mínimo, duas folgas obrigatórias por semana, independentemente de qualquer alteração na remuneração.
Apoio entre eleitores e próximos passos legislativos
O apoio à proposta é mais expressivo entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 71% favoráveis entre os que votaram nele no segundo turno das eleições de 2022. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, esse índice é de 53%. A mudança está contemplada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Agora, o texto aguarda votação no plenário do Senado e na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o projeto prevê uma implementação gradual, reduzindo a jornada semanal para 40 horas a partir de 2027 e para 36 horas a partir de 2031.
