
Guarda Municipal de Guaramiranga para retirar vendedores ambulantes que trabalhavam sem autorização na Praça Raquel de Queiroz, na noite de sexta-feira (5), gerou críticas e grande repercussão nas redes sociais.
Vídeos feitos por moradores e visitantes mostram agentes retirando comerciantes à força. Em uma das cenas, uma mulher tenta segurar um carrinho com suas mercadorias enquanto dois agentes disputam o objeto com ela; um homem tenta ajudá-la e é contido com spray de pimenta. A mulher, chorando, implora para poder trabalhar.
A Prefeitura da Cidade informou, em nota, que um ambulante teria desacatado e agredido um guarda durante a ação e reforçou que o trabalho da corporação visa manter a ordem e o cumprimento das regras de uso do espaço público.
O município abriu um edital para credenciar ambulantes, mas, enquanto o processo não é finalizado, a venda de produtos no local continua proibida e as fiscalizações seguem.
As imagens causaram indignação entre moradores e foram vistas como prejudiciais para o turismo e para o clima natalino da cidade.
Confira o momento da confusão:
