
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro deu início, nesta quinta-feira (15), a uma campanha de reforço na vacinação contra o sarampo e a febre amarela em diversos locais da cidade. Um ponto de imunização foi estabelecido no Aeroporto Santos Dumont, no centro, onde jovens e adultos podem ser vacinados com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da febre amarela e da influenza.
Funcionamento e motivação da campanha
O ponto de vacinação no aeroporto funcionará até 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, localizado no primeiro andar do terminal. A decisão de intensificar a vacinação em uma área de grande fluxo de pessoas foi influenciada pelo aumento de casos de sarampo em países como Estados Unidos, Canadá, México e Bolívia. Além disso, a preocupação com os casos de febre amarela em estados vizinhos também levou a rede municipal de saúde a adotar medidas preventivas.
Importância da vacinação durante o verão
A chegada do verão, marcada pelo aumento das viagens dos cariocas e da vinda de turistas ao Rio, é um fator crucial para a intensificação da imunização. Desde o início de 2023, o município não registrou casos confirmados de sarampo entre seus habitantes.
Características e transmissão do sarampo
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode afetar indivíduos de todas as idades. Sua transmissão ocorre através do contato direto entre pessoas, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o vírus pode se dispersar pelo ar em ambientes fechados.
Outros pontos de vacinação
Outros locais de vacinação foram estabelecidos em parques da cidade para atender pessoas a partir de 4 anos. Os horários e datas de funcionamento incluem: Rita Lee, na Barra da Tijuca, nos dias 13, 15, 22, 27 e 29 de janeiro, das 8h às 12h; Piedade, nos dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de janeiro, também das 8h às 12h; e Pavuna e Madureira, nos dias 22 e 29 de janeiro, respectivamente, das 9h às 12h.
Disponibilidade das vacinas
Além dos pontos temporários, as vacinas estão acessíveis em 241 salas de imunização distribuídas pela cidade, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, com unidades localizadas em Botafogo, na zona oeste e na zona norte do Rio de Janeiro.
