
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PSD, confirmou no último sábado (31) que deixará o cargo no dia 20 de março para se candidatar ao governo do estado. O anúncio foi feito durante uma visita a um bar na zona norte da cidade.
Decisão e Movimentações Políticas
Desde o início do ano, Paes já havia comunicado a seus aliados em uma reunião do diretório do PSD sua intenção de se afastar da prefeitura nessa data. Apesar de inicialmente negar a possibilidade de uma candidatura ao governo, sua postura política tem demonstrado uma clara movimentação nesse sentido, especialmente com as alianças formadas no ano passado e suas frequentes viagens por outras cidades do estado.
Transição de Cargo
Embora o prazo oficial para que um servidor público deixe seu cargo para se candidatar nas eleições de outubro de 2026 se estenda até o final de abril, Paes optou por antecipar sua saída. Com isso, Eduardo Cavaliere, também do PSD, assumirá a prefeitura. Cavaliere tem acompanhado Paes em suas agendas quase desde o início de sua gestão, atuando como uma figura conhecida entre os eleitores cariocas.
Cenário Eleitoral
Os possíveis adversários de Paes na corrida ao governo ainda não estão definidos, mas há expectativa sobre um pré-candidato do PL (Partido Liberal), que é o mesmo partido do atual governador Cláudio Castro, que também deve se lançar ao Senado.
