
A volta às aulas em instituições de ensino público na Grande São Paulo está em andamento. Após a reintegração dos alunos da rede estadual na última segunda-feira, os estudantes da rede municipal da capital paulista também retornam às aulas nesta quarta-feira, dia 4.
Detalhes do Retorno na Capital
De acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, mais de 1 milhão de alunos estão prontos para retornar às suas atividades em 4.100 unidades educacionais, que incluem creches, EMEIs, EMEFs e unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentre esses, cerca de 330 mil estão matriculados em creches, enquanto mais de 670 mil frequentam as outras modalidades de ensino.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) ressaltou que as escolas estão preparadas para receber os alunos, com melhorias no ensino integral, suporte em segurança alimentar e investimentos em materiais didáticos e uniformes. Atualmente, mais de 400 mil estudantes estão inscritos na Educação em Tempo Integral.
Calendário Escolar e Retorno nas Cidades da Região
O ano letivo em São Paulo se estenderá até 22 de dezembro, com um recesso programado entre 6 e 17 de julho, assegurando uma organização pedagógica ao longo do período.
Além da capital, outras cinco cidades da região metropolitana iniciam suas atividades escolares nesta quarta-feira: Ribeirão Pires, Vargem Grande Paulista, Mauá, Guarulhos e Biritiba Mirim.
Nos últimos dias, o retorno às aulas já ocorreu em outras sete cidades: Poá, Francisco Morato, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Caieiras e Itapecerica da Serra.
O calendário das demais cidades da região metropolitana prevê a volta às aulas nos próximos dias, de acordo com as programações de cada prefeitura.
Datas para o Retorno nas Cidades da Grande São Paulo
Na quinta-feira, dia 5, as aulas recomeçam em Franco da Rocha, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Itapevi, Mairiporã, Itaquaquecetuba, Diadema, Cajamar e Suzano.
No dia 6, sexta-feira, será a vez de Santo André, Jandira, Mogi das Cruzes, Carapicuíba e Juquitiba voltarem às aulas.
Na segunda-feira, 9, o retorno será em Barueri, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra, Embu das Artes, Guararema e Ferraz de Vasconcelos.
Finalmente, na terça-feira, 10, Santa Isabel e Arujá também voltam às aulas, seguidas por São Caetano do Sul na quarta-feira, dia 11.
