
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja neste sábado (10) referente à possibilidade de tempestades e ventos fortes nos estados do Sul do Brasil.
Detalhes do Alerta
Este alerta, que permanecerá ativo até às 12h do domingo (11), classifica a situação como um nível intermediário entre os três tipos de aviso do Inmet: amarelo para riscos potenciais, laranja para riscos significativos e vermelho para grande perigo.
Os meteorologistas preveem chuvas com intensidade variando entre 30 a 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 mm ao longo do dia. Além disso, há previsão de ventos que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.
As consequências dessa tempestade podem incluir interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos à agricultura, quedas de árvores e alagamentos em diversas áreas.
Particularmente na região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, a intensificação dos ventos nas áreas litorâneas pode provocar movimentação de dunas de areia sobre as construções à beira-mar.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias. Também é aconselhável não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o evento.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.
