
Câmeras de segurança registraram um momento delicado e urgente durante um incêndio no Hospital Geral Dr. César Cals, no centro de Fortaleza, nesta quinta-feira (13). Quatro incubadoras com bebês da UTI Neonatal foram levadas às pressas para uma loja de acessórios de celulares localizada em frente ao hospital, no popular centro comercial Beco da Poeira.
O vídeo mostra funcionárias do hospital chegando à loja e, com a ajuda de populares, conectando as incubadoras à rede elétrica. A escolha do estabelecimento comercial, segundo o proprietário, se deu por ser um ambiente climatizado, já que a temperatura externa marcava cerca de 30°C.
Imagens também mostram a fumaça tomando conta da unidade hospitalar e a ação rápida dos funcionários na retirada dos pacientes. Populares e comerciantes do Beco da Poeira uniram forças para auxiliar no resgate, formando um cordão humano para isolar a área e carregando macas e incubadoras.
O incêndio teve início pouco antes das 11h e atingiu a área externa do hospital, sendo controlado por volta das 11h30 pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a Secretaria da Saúde, o fogo se concentrou na subestação de energia do hospital.
Apesar do susto, a secretaria assegurou que nenhuma área assistencial foi atingida e que não houve feridos. Por precaução, os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals foram transferidos para outras oito unidades de saúde em Fortaleza.
A secretária estadual de Saúde, Tânia Mara, informou que 117 bebês seriam transferidos, juntamente com suas mães e outros pacientes. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou a lista das unidades da rede municipal e estadual que receberam os pacientes transferidos, incluindo o Hospital Universitário do Ceará (HUC), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), entre outros.
A Sesa informou que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, informou a pasta em nota.
O governador Elmano de Freitas determinou a transferência dos pacientes até a “plena normalidade” do Hospital César Cals. A Enel Distribuição Ceará informou que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”. A empresa realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar e deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário.
Fonte: g1.globo.com
