PUBLICIDADE

Ciclone Extratropical se Fortalece em Santa Catarina

© Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)

Um ciclone extratropical está em processo de intensificação na Região Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina. A previsão indica a ocorrência de temporais isolados, que podem incluir raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais, afetando principalmente o litoral sul e a região da Grande Florianópolis. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta meteorológico, informando que esses temporais podem durar entre duas a três horas.

Perspectivas Meteorológicas

Em uma nota divulgada na última sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina havia avisado sobre a formação do ciclone extratropical, com chegada prevista entre a segunda-feira e a quarta-feira da próxima semana. O fenômeno é esperado para se formar próximo à Região Sudeste e deve resultar em chuvas intensas no litoral catarinense.

A partir da madrugada de terça-feira, as chuvas devem se intensificar, principalmente nas áreas do litoral norte e da Grande Florianópolis. Os altos volumes de precipitação aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e possíveis deslizamentos de terra.

Condições Climáticas

A meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, destacou que a situação climática será diferente em relação ao final de semana anterior, quando as instabilidades foram passageiras. A previsão é de que a chuva ocorra de forma contínua e volumosa nos próximos dias.

A Defesa Civil também acrescentou que, nas horas que se seguem, o aquecimento, a umidade e a influência de uma área de baixa pressão, juntamente com ventos intensos em diferentes camadas da atmosfera, favorecerão a formação de temporais isolados. Embora a instabilidade climática seja predominantemente restrita às áreas leste do estado, como o litoral e o Vale do Itajaí, os temporais ainda podem causar granizo e rajadas de vento intensas em locais específicos.

Leia mais

PUBLICIDADE