PUBLICIDADE

Governo convoca 3,9 mil aprovados para o CPNU em órgãos federais

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a convocação de 3.910 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1), realizado em 2024. O objetivo é preencher vagas remanescentes e adicionar novos profissionais a 21 órgãos federais.

Do total de vagas, 1.977 são adicionais às 6.640 originalmente previstas no CPNU 1, representando um incremento de aproximadamente 30%. As 1.933 vagas restantes correspondem àquelas que não foram preenchidas nas chamadas iniciais do processo seletivo.

Dos convocados, 2.919 serão alocados para vagas imediatas, enquanto 991 deverão passar por cursos de formação de caráter eliminatório, conforme edital específico publicado no Diário Oficial da União. Informações detalhadas sobre as datas de matrícula e realização dos cursos serão divulgadas posteriormente em editais específicos.

Após a publicação da convocação pelo MGI, cada órgão federal deverá nomear os candidatos para os cargos correspondentes. A lista oficial dos nomeados e seus respectivos cargos será formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Uma vez nomeado, o candidato terá um prazo de 30 dias para tomar posse. Após a posse, o servidor tem 15 dias para se apresentar no órgão onde exercerá suas funções e iniciar suas atividades no serviço público.

Para tomar posse, o candidato deve atender a requisitos como ser brasileiro (ou português amparado pelo estatuto de igualdade), estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens), possuir a escolaridade exigida para o cargo, ter no mínimo 18 anos, apresentar aptidão física e mental, declarar seus bens e valores patrimoniais, informar se exerce ou não outro cargo público e não ser beneficiário do seguro-desemprego. Alguns cargos podem ter requisitos específicos, como antecedentes criminais, e os órgãos podem solicitar documentos adicionais.

O Ministério da Gestão garantiu que o preenchimento dessas vagas adicionais e remanescentes já foi autorizado e que o valor das remunerações correspondentes está previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026.

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades, atraindo 970.037 candidatos. As provas foram realizadas em agosto de 2024, em 228 cidades das cinco regiões do Brasil. O objetivo do concurso, apelidado de “Enem dos Concursos”, é democratizar o acesso ao serviço público e promover a diversidade na administração federal.

O modelo do CPNU serviu de base para a edição de 2025, que está em andamento com 3.652 vagas para 32 órgãos federais. A primeira fase já foi realizada, e os candidatos classificados farão a prova discursiva em 7 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE