PUBLICIDADE

Guaramiranga sedia o Festival Jazz & Blues durante o Carnaval com entrada franca

Priscila Sampaio

Durante o Carnaval de 2026, a cidade de Guaramiranga se transforma em um ponto de encontro musical com a realização da 27ª edição do Festival Jazz & Blues, programado para ocorrer entre os dias 14 e 17 de fevereiro. O festival oferece acesso gratuito e promete reunir talentos locais, nacionais e internacionais, promovendo a música instrumental, o jazz, o blues e outros estilos afins em espaços públicos.

Retorno a locais históricos e programação diversificada

Uma das inovações desta edição é o retorno dos shows a locais históricos da cidade. As apresentações noturnas, agendadas para as 21h, ocorrerão no Teatro Municipal, situado na praça central. As performances de fim de tarde, às 16h, retornarão à escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos ícones de Guaramiranga. Essas atividades estão programadas para o sábado (14), domingo (15) e segunda-feira (16).

Na terça-feira (17), a programação se diversifica, com concertos matinais nas igrejas da Gruta e Matriz, além de eventos na Praça do Teatro Municipal. O festival também contará com ensaios abertos, debates com artistas no projeto Café no Tom, ações formativas e iniciativas ambientais. Todas as atividades são acessíveis a todos os públicos, sem a necessidade de retirada de ingressos.

Atrações destacadas e participação da cena cearense

Dentre os artistas em destaque, estão a cantora e violonista Rosa Passos, que apresentará o show “Suíte Brasileira”; o senegalês Momi Maiga, que traz seu quarteto em turnê internacional; o violinista francês Nicolas Krassik; e o renomado músico mineiro Beto Guedes. O vocalista paulista Fauzi Beydoun, da Tribo de Jah, promete um show solo intitulado “Bossa Reggae & Blues”, enquanto a jovem artista Analu representa a nova safra da música instrumental brasileira.

A programação valoriza a cena musical do Ceará, com a participação de artistas como Moacir Bedê, que celebra quatro décadas de carreira, o Grupo Murmurando, Adelson Viana, Orquestra Cabulosa e Thiago Almeida Quinteto, além de consagrados músicos de blues locais e o grupo Jazzera, que é originário de Guaramiranga. No encerramento do festival, duos se apresentarão nas igrejas e o público infantil será agraciado com um espetáculo do grupo Dona Zefinha na praça central.

Além de sua programação musical, o festival também enfatiza seu caráter social: o público é incentivado a colaborar com a doação de 1 kg de alimento, que será encaminhado ao programa Ceará Sem Fome. O Festival Jazz & Blues é promovido com o suporte de políticas públicas de incentivo à cultura e parcerias institucionais, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do Carnaval no Ceará, unindo música, beleza natural e uma ocupação criativa do espaço urbano.

Leia mais

PUBLICIDADE