PUBLICIDADE

Imunização de Profissionais de Saúde Contra Dengue Começa em Fevereiro

© Walterson Rosa/MS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no último domingo (18) que a vacinação de aproximadamente 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde será iniciada em 9 de fevereiro. A vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan com tecnologia totalmente nacional, será utilizada. Este imunizante é pioneiro como a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo.

Vacinação Abrange Profissionais em Unidades de Saúde

Os profissionais que serão vacinados incluem aqueles que trabalham nas unidades básicas de saúde e que são os primeiros a atender pacientes com sinais e sintomas de dengue, conforme destacou o ministro. Essa ação visa proteger aqueles que atuam diretamente no atendimento à população.

O ministro explicou que a imunização desse grupo será viável com a entrega de mais doses da vacina Butantan-DV, que deve somar 1,1 milhão até 31 de janeiro, garantindo a proteção dos profissionais que estão na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Eficácia da Vacina e Planos de Expansão

Os anticorpos gerados pela Butantan-DV conferem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos demonstraram uma eficácia global de 74% e uma redução de 91% nos casos graves, além de 100% de proteção contra hospitalização devido à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O governo federal planeja expandir a vacinação em dose única para a população de 15 a 59 anos, dependendo da disponibilidade de novas doses da Butantan-DV, recentemente encomendadas pelo Ministério da Saúde.

Parceria Internacional para Aumento da Produção

Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, da China. Essa colaboração visa aumentar a capacidade de produção da vacina brasileira em até 30 vezes, com a expectativa de que, até o final do ano, sejam disponibilizadas entre 25 a 30 milhões de doses.

À medida que novas doses forem recebidas, o governo brasileiro planeja iniciar a vacinação nacional da população de 15 a 59 anos, começando pelos mais velhos. O ministro destacou que a produção em grande escala será incorporada ao calendário oficial de vacinação.

Avaliação e Acompanhamento da Vacinação

Em março, técnicos do Ministério da Saúde deverão visitar a China para acompanhar a produção da vacina. O ministro também mencionou que o Instituto Butantan já recebeu autorização da Anvisa para avaliar a vacina em pessoas com mais de 60 anos e iniciou o recrutamento de voluntários dessa faixa etária.

O ministro da Saúde expressou otimismo quanto à segurança da vacina para essa população, ressaltando sua importância no combate à dengue.

Início da Campanha de Vacinação em Cidades Selecionadas

A declaração do ministro foi feita em Botucatu (SP) durante o lançamento da campanha de vacinação em massa para a faixa etária de 15 a 59 anos. Essa iniciativa piloto também está sendo realizada em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com o objetivo de avaliar a eficácia do novo imunizante.

Padilha enfatizou que a vacina do Butantan pode ser uma importante ferramenta global no combate à dengue.

Alternativas de Vacinação para Jovens

Para crianças de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente a vacina QDenga, que requer duas doses. O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil é o primeiro país a disponibilizar esse imunizante no sistema público, com a ampliação da aplicação para essa faixa etária a partir da aquisição de novos estoques.

Leia mais

PUBLICIDADE