
Nesta segunda-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo para a ocorrência de chuvas intensas nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A previsão indica que as chuvas podem variar entre 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir entre 60 e 100 km/h. O aviso começou às 9h da manhã e permanecerá em vigor até as 23h59 da próxima terça-feira (10).
O Inmet também alertou sobre os riscos associados, que incluem interrupções no fornecimento de energia elétrica, a queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Previsões e Áreas de Risco na Região Sudeste
Em declaração à CNN Brasil, a meteorologia Nottus enfatizou que o principal foco de preocupação é o acúmulo excessivo de chuvas, já que a precipitação tem sido significativa nos últimos dias e deve continuar ao longo da semana. Regiões que estão mais propensas a enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra precisam redobrar a atenção.
Em São Paulo, as áreas de maior risco incluem Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Piracicaba, Bauru e a Macro Metropolitana Paulista. No Rio de Janeiro, os locais mais afetados serão o Sul e o Centro Fluminense, além da Região Metropolitana. Em Minas Gerais, o alerta se estende ao Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Oeste e Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata e Central Mineira. O Sul e a Região Central do Espírito Santo também estão sob risco.
Orientações do Inmet
O Inmet aconselha a população a tomar precauções em caso de rajadas de vento, como evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, assim como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Recomenda-se, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
