
O Rio Negro apresentou um crescimento modesto de 81 centímetros durante o mês de janeiro em Manaus, conforme informações da Defesa Civil do Amazonas. No início do mês, o nível do rio era de 21,96 metros, subindo para 22,86 metros no dia 1º de fevereiro.
Comparativo com anos anteriores
Em relação ao mesmo período do ano passado, a elevação foi significativamente inferior, visto que em janeiro de 2025 o nível das águas havia aumentado 3,80 metros. A atual média de crescimento é de apenas 2,6 centímetros por dia.
Situação em outros municípios
Enquanto isso, em Itacoatiara, o Rio Amazonas subiu 95 centímetros ao longo do mês, enquanto em Coari a cheia do Rio Solimões foi de apenas 33 centímetros. Em Tabatinga, no entanto, a realidade foi bem diferente, com um aumento de 3 metros registrado entre 1º e 30 de janeiro.
Estado das águas e previsão
A Defesa Civil informa que, apesar das variações nos níveis dos rios, Manaus e outros 47 municípios do Amazonas estão em estado de normalidade. Entretanto, comunidades como Tapauá, Canutama, Apuí e Humaitá estão sob atenção, enquanto Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Boca do Acre, Pauini, Itamarati, Carauari, Uarini e Lábrea permanecem em alerta devido à situação hídrica.
