
O cineasta francês Oliver Laxe, de 43 anos, ganhou destaque recentemente após suas declarações sobre o público brasileiro em relação às indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar. O filme está na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional.
Críticas e Comentários Polêmicos
Durante uma entrevista no programa espanhol “La Revuelta”, Laxe expressou sua admiração pela obra de Kleber Mendonça Filho, mas fez uma observação controversa sobre os votantes brasileiros na Academia. Ele afirmou: “Há muitos brasileiros na Academia, e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acredito que, se os brasileiros enviassem um sapato ao Oscar, todos votariam nele.” Essas palavras geraram indignação entre o público brasileiro.
Quem é Oliver Laxe?
Nascido em Paris em 1982, Oliver Laxe é filho de imigrantes da Galícia e passou parte da infância na região noroeste da Espanha. Após concluir seus estudos em comunicação visual, mudou-se para o Marrocos, onde dirigiu seu primeiro filme independente, “Vocês Todos São Capitães”, que recebeu o prêmio Fipresci no Festival de Cannes em 2010.
Seu segundo longa, “Mimosas”, conquistou o Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica em Cannes em 2016. Laxe também é responsável por “O Que Arde” e, mais recentemente, por “Sirât”, onde atuou como roteirista. Este último filme, além das indicações ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, foi laureado com o Prêmio do Júri em Cannes em 2025, além de ter disputado a Palma de Ouro e conquistado o Hugo de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Chicago.
