
A TV Brasil apresenta uma nova série documental intitulada Rastro dos Bichos, que foca em espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira. A produção, que será exibida em uma maratona diária, começa nesta segunda-feira (2) às 15h.
Detalhes da Série
Com uma duração de 26 minutos por episódio, a série retrata um animal por vez, mostrando a arara-azul-de-lear, o mico-leão-dourado, o lobo-guará, a onça-pintada e o boto em seus habitats naturais.
Conexão entre Natureza e Comunidade
A proposta do seriado é estabelecer uma ligação entre a vida selvagem e as comunidades que coexistem com esses animais. A série inclui depoimentos de pesquisadores e de membros de comunidades tradicionais que interagem com a fauna local.
Temas Abordados nos Episódios
Nos episódios iniciais, a série destaca a arara-azul-de-lear e os povos sertanejos e Pankararé na caatinga da Bahia, além do mico-leão-dourado e as comunidades rurais da Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Posteriormente, o foco se volta para o lobo-guará e as populações do cerrado mineiro, a onça-pintada na região pantaneira e o povo Guarani-Kaiowá, bem como o boto e as comunidades caiçaras e quilombolas no Rio de Janeiro.
Produção e Direção
A série foi realizada pela produtora Cambará Filmes, em parceria com o edital Prodav TVs Públicas. A direção é de Sérgio Lobato, com produção executiva de Bruno Villela e roteiro colaborativo entre Lobato, Villela e o fotógrafo Adriano Gamparini.
Apoio à Produção Independente
Rastro dos Bichos é um dos vários conteúdos audiovisuais incentivados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) através do Prodav, que visa promover a produção regional e independente no Brasil. A TV Brasil, como um dos principais canais de exibição, apoia a produção de conteúdos independentes e novos realizadores.
Acesso à Programação
Os interessados podem acompanhar a série Rastro dos Bichos de segunda a domingo às 15h na TV Brasil. A programação também está disponível pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica, além de plataformas digitais como o TV Brasil Play.
