PUBLICIDADE

Shalom realiza semana do Dia Mundial dos Pobres com atendimentos

Entre os dias 10 e 17 de novembro, a Comunidade Católica Shalom promoveu uma programação especial em Fortaleza e Aquiraz em homenagem ao Dia Mundial dos Pobres, celebrado neste ano em 16 de novembro, com o tema “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5).

A iniciativa trouxe atividades voltadas ao cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo corte de cabelo, atendimentos médicos, acompanhamento psicológico e suporte social. As ações aconteceram no Centro de Fortaleza, no bairro Papicu e no Centro de Aquiraz, por meio dos projetos Shalom Amigo dos Pobres, Casa Ronaldo Pereira e Casa Renata Couras.

Abertura com ação social

A semana começou na segunda-feira (10), com uma ação das 8h ao meio-dia na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Fortaleza. Diversas pessoas em situação de rua receberam serviços básicos de saúde, alimentação e apoio social.

Thácio Romano, coordenador da Casa São Francisco, que acolhe o projeto Shalom Amigo dos Pobres, comentou:

“Está sendo um ano celebrativo. Essa é a mensagem, em que nós podemos dizer para Deus: ‘Tu és a minha esperança diante de tantas coisas que nós vemos nesse mundo’”

S.O.S. Rua

Nos dias 12, 13 e 14, a comunidade intensificou o trabalho de busca ativa com o S.O.S. Rua, uma ação itinerante formada por voluntários, enfermeiros e missionários que percorrem praças e ruas da cidade para atender quem muitas vezes não consegue ir até os centros de apoio.

No dia 12, as atividades ocorreram pela manhã; nos dias 13 e 14, aconteceram à noite, chegando até os moradores de rua em diferentes regiões da cidade.

Atividades nas Casas Ronaldo Pereira e Renata Couras

No sábado (15), a programação seguiu nas Casas Ronaldo Pereira e Renata Couras, além de algumas atividades nos Centros de Evangelização. Na Casa Ronaldo Pereira, onde crianças em situação de vulnerabilidade recebem apoio, as ações ocorreram das 8h às 11h40, com café da manhã, Missa, atendimento médico, acompanhamento psicológico, cuidados de beleza, atividades de recreação, corte de cabelo e educação bucal.

Na Casa Renata Couras, a programação durou das 8h30 às 17h, incluindo Missa, palestra sobre os benefícios do esporte na inclusão social e na prevenção à violência e ao uso de drogas, além de um torneio de futebol entre jovens da comunidade, moradores da casa e funcionários de empresas parceiras. O público ainda teve acesso a serviços de autocuidado, corte de cabelo, limpeza de pele e almoço comunitário, promovendo integração entre os participantes.

Jubileu dos Pobres em Roma

Enquanto as atividades aconteciam localmente, um grupo com mais de 20 pessoas ligadas ao Shalom Amigo dos Pobres, incluindo ex-moradores de rua que hoje estão reinseridos na sociedade, participava em Roma do Jubileu dos Pobres.

O roteiro incluiu peregrinação em Assis, participação na Jornada Mundial dos Pobres, encontro com o Papa Leão XIV e visitas ao Vaticano, à Basílica de São Pedro e ao Coliseu. Imagens da viagem foram registradas e compartilhadas ao longo do percurso.

Leia mais

PUBLICIDADE