
Brasília se prepara para sediar um encontro nacional que reunirá mais de 600 agentes territoriais de cultura de todas as regiões do Brasil. O evento, que se estenderá de domingo (16) a quarta-feira (19), tem como foco o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e promete ser um espaço de diálogo, troca de experiências e planejamento de ações futuras.
Além dos agentes territoriais, selecionados por Institutos Federais de Educação (IFs) em 23 estados e no Distrito Federal, o encontro contará com a presença de gestores públicos, representantes da sociedade civil e servidores do Ministério da Cultura (MinC) que atuam nas diversas unidades federativas.
O objetivo principal do evento é promover a troca de saberes entre os participantes e realizar uma avaliação abrangente do programa nacional, que foi criado com o intuito de democratizar o acesso da população às políticas públicas de cultura. A iniciativa visa, ainda, planejar as próximas etapas e ações do PNCC.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou a importância do encontro para dar visibilidade ao trabalho realizado em todo o país. Segundo ela, o evento reunirá pessoas que estão “fazendo acontecer, levando e trazendo notícia das políticas culturais, fazendo chegar nas pontas”.
O PNCC, instituído em setembro de 2023, tem como pilares a valorização e a promoção da diversidade cultural, étnico-racial e regional do Brasil. Seus princípios incluem o fortalecimento das identidades culturais e a promoção da participação popular e da educação como ferramentas para a implementação de políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura.
O programa está estruturado em duas frentes principais: os Comitês de Cultura e os Agentes Territoriais de Cultura. Os comitês, presentes em 23 estados e no Distrito Federal, buscam fortalecer a participação social por meio da criação de redes de agentes coletivos e instituições dedicadas a ações socioculturais. Já os agentes, selecionados por meio de editais públicos, têm a missão de mapear iniciativas regionais, mobilizar comunidades e ampliar a comunicação entre a sociedade e o poder público.
Dos 601 agentes culturais aguardados em Brasília, a distribuição por região é a seguinte: 203 da Região Sudeste, 175 do Nordeste, 103 do Sul, 64 do Norte e 56 do Centro-Oeste.
Paralelamente, foi realizado também em Brasília o Encontro de Comunicadores Populares, com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Comunicadores Populares, uma iniciativa que busca ampliar a comunicação comunitária e dar maior visibilidade às ações culturais desenvolvidas nos territórios.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
